Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Andando humildemente com Deus...

Há períodos da vida que escrever é um mandamento irresistível, que não consigo abdicar, depois de interstício de anos, sempre retorna aquela motivação irresistível, como feto que chega ao ponto de nascer e toda a natureza materna se mobiliza em dores de parto para trazer à dimensão "in-esse" seu novo rebento, das imagens gestadas em meu interior.
Quero seguir escrevendo mas, andando humildemente com Deus, sem qualquer pretensão alem do autoconhecimento, lidando comigo mesmo, na Tektonike que o Criador provê gratuitamente para o meu ser, sem visar qualquer resultado egocentrico.
Depois de muitos anos parado este Blog retoma um dinamismo de confessionário do blogueiro.
A primeira pagina, e razão da criação deste blog, foi a divulgação da receita do alho com aguardente medicinal, para colaborar com a manutenção da saúde do corpo. Isso foi há cinco anos. Como vou repetir neste ano de 2012 aquela pratica, voltei ao Blog para relembrar a receita e retomar a dinâmica do Blog.
Neste interregno escrevi um livro com ilustrações, publicado pela Vivalli, a quantidade que destinei a venda esgotou e não renovamos contrato. Agora pretendo publicar na forma de e-book e disponibilizar neste Blog.
Nestes 5 anos muita água rolou debaixo da ponte, muito trabalho secular, prosperidade na minha carreira e, por fim, a proximidade de minha aposentadoria, quando terei mais tempo para a redação.
Aqueles que tiveram bom proveito da disciplina no uso do alho com aguardente, parabéns, foi gratificante saber dos resultados positivos. Só precisa lembrar que só deve repetir de cinco em cinco anos !

Um beijão e até breve!

O termo TEKTONIKÉ

Tektoniké é um termo grego que se presta a uma metáfora belíssima, cuja Etimologia pesquisei em 1995 para amparar uma analogia que foi muito esclarecedora pra mim e que consignei num livrinho chamado Tektoniké.
Meu entusiasmo foi imenso com as associações reveladoras que criei um site, em espaço alugado na empresa que a Internet dispunha na época, a Bravenet canadense, quando não havia ainda locações deste tipo no Brasil.
Meu objetivo era trabalhar com este termo, em função de sua Etimologia, na Geologia: "Estudo das deformações da crosta terrestre devidas às fôrças internas que sôbre ela se exerceram"; significando por analogia os processos internos do ser humano, e completando seu significado por mais duas acepções etimológicas originais, das quais a Geologia tomou o termo "tectônica".
Inicialmente o grego Tektoniké significava "A Arte da Edificação" e o Francês tomou este mesmo termo para significar " A Arte dos marceneiros e Carpinteiros".
Ora, os cristãos sabem que Jesus fora, por profissão, Carpinteiro. Também sabemos que não houve na Historia da Humanidade pessoa mais comprometida com a edificação do Ser Humano, elevando-nos à condição de filhos de Deus mesmo, chegou a dar sua vida por isto; e por final o trabalho realizador desta obra maravilhosa da existência humana é uma dinâmica da Vida Interior, um resultado das forças internas, no processo de amadurecimento e individuação do ser humano.
E o mais forte dessa analogia com a dinâmica da existência humana é que Aquele carpinteiro que nos legou a possibilidade de tamanha grandeza para a alma humana, o fez dando sua vida pregado no objeto mais simples da Carpintaria, duas traves fixadas em Cruz.
Esta analogia se estende pelos caminhos da Psicologia Analítica, envereda pelo Universo Aquetipico da linguagem onírica, a noção de Self e suas constelações e polarizações em pólos opostos e suas sínteses , que abrem a porta para a saúde integral do Homem, no nosso processo de Individuação, na unidade final do Hierogamus observado por Jung.
Isso me fascinou e sobre essa dinâmica escrevi um texto que foi se desenvolvendo durante três anos numa ficção que confronta uma experiência mística com o texto cristão.

Na época desenvolvi num primeiro texto o que segue:

TEKTONIKÉ é um termo grego que possui uma tal combinação de significados que o fazem um dos mais amados pelos estudantes da Vida. Desde a Antiguidade a Humanidade se utilizou de analogias com a TEKTONIKÉ para expressar seus mais elevados pensamentos e sentimentos ou representar seu estado de espírito:
"DE PROFUNDIS", das profundezas do abismo...clama o salmista, dos altos montes ou nos caminhos que serão aplainados, os Vales verdejantes, A Rocha Eterna, A Pedra dos filósofos, o papel tão significativo que desempenha na experiência humana a figura da Caverna, das Grutas Sagradas, produtos da TEKTONIKÉ, da ação o das forças interiores que se exercem sobre a Terra.

Minha idéia era fazer um site aberto a esta troca de experiências significativas para a Tektoniké do Homem e nossa saúde integral. A Ideia permanece mas o termo foi tomado por alguns franceses que criaram um novo tipo de dança cuja performance é a contraposição de Opostos e daí iniciaram seus desafios e "battles" enfatizando estas oposições, no minimo interessantes para a expressão da dualidade Animus x Anima, as descontrações de suas tensões jovens e suas fortes pulsões, e aos poucos foi se expandindo como um novo Estilo, mas com a significação perdida.
Hoje se pusermos o termo Tektoniké no Google encontraremos inúmeros jovens cheios de talento expressando na dança a tensão das forças internas com muito talento mas pouca significação de forma espontânea mas inconsciente.

Um outro grupo religioso americano passou a se utilizar do termo para fins de evangelização.

Mas valeu a pena e posso seguir meu trabalho de observação desse movimento da vida, sem escolha, a expressar e configurar melhor a natureza do homem moderno e nosso processo de individuação. A Tektoniké do Homem !